Detran-MG mantém baliza nos exames para a CNH no Estado
Manobra continua sendo a primeira etapa do exame e, se não for concluída, o candidato nem sai para o percurso de rua
Foto: Divulgação Seplag.
Enquanto alguns estados brasileiros começaram a abolir a prova de baliza agora em janeiro de 2026, o Detran-MG confirmou que mantém a exigência da manobra nos exames práticos para a categoria B.
A confusão aconteceu porque estados como São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Amazonas decidiram retirar a baliza (e em alguns casos a ladeira) para focar exclusivamente no percurso em via pública. No entanto, em Minas Gerais, a regra continua a mesma por enquanto.
Aqui estão os pontos principais da situação atual em Minas:
1. A Baliza continua
O Detran-MG informou que, como o novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular da Senatran ainda não foi totalmente padronizado para todo o país, o estado exerce sua autonomia para manter o modelo tradicional de avaliação.
2. Mudança na Pontuação (O "Alento")
Apesar de manter a baliza, Minas Gerais deve adotar nos próximos dias a nova diretriz de pontuação do Contran.
* Como era: O candidato podia perder no máximo 3 pontos.
* Como fica: O limite de tolerância sobe para 10 pontos.
* As infrações agora têm pesos diferentes: Leve (1 ponto), Média (2 pontos), Grave (4 pontos) e Gravíssima (6 pontos).
3. Outras Novidades de 2026
* Fim da taxa de reprovação: Em caso de falha, o candidato agora pode agendar um novo exame (inclusive para o mesmo dia, se houver vaga) sem pagar a taxa de reteste ao Estado.
* Câmbio Automático: Começa a ser permitida a realização do exame em veículos automáticos em vários estados, facilitando para quem já pretende dirigir carros sem pedal de embreagem.
Dica de ouro: Se você está no processo de habilitação em Minas, não baixe a guarda nos treinos de estacionamento! A baliza mineira continua sendo a primeira etapa do exame e, se não for concluída, o candidato nem sai para o percurso de rua.

Comentários
Postar um comentário